Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério Público firma convênio com a Prefeitura de Macapá.

    Publicado: 29 Janeiro 2014

    Na tarde desta terça-feira (28), o Ministério Público do Amapá e a Prefeitura Municipal de Macapá assinaram convênio para reter, na fonte, os créditos tributários decorrentes do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), incidente sobre os valores que o MP-AP pagar ou creditar a terceiros, pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de serviços que lhe forem prestados ou contratados.

    “Esse convênio possibilita que as empresas que prestam serviços ao Ministério Público retenham o ISS, que é o principal imposto municipal. O imposto vai ser recolhido no ato do pagamento, logo, assim que o fornecedor receber o pagamento da sua fatura mensal, independente da medição, o MP-AP já retém o valor do ISS e repassa, automaticamente, para a Prefeitura, via convênio. Isso significa o aumento na arrecadação com menor custo”, ressaltou o prefeito de Macapá, Clécio Luís Vilhena.

    Clécio Luis parabenizou o Ministério Público por estar dando um exemplo de como fazer justiça fiscal. “Nesse convenio, há uma convergência de interesses, de fazer a justiça fiscal. O Ministério Público vai ser, transitoriamente, fiel depositário desse imposto e vai repassar no período certo para prefeitura, e eu quero agradecer ao Ministério Público por estar botando em prático o seu exemplo”, afirmou o prefeito.

    A Procuradora-Geral de Justiça Ivana Cei, destacou que o convênio firmado é uma forma de colaborar com a arrecadação da Prefeitura de Macapá. “Esperamos servir de exemplo para que outras instituições públicas possam fazer o mesmo e dessa forma ajudar a evitar a perda de receita e também a sonegação fiscal”, afirmou a PGJ.

    O secretário municipal de Finanças, Paulo Mendes, explicou que a Prefeitura de Macapá disponibilizará ao MP-AP, por meio da internet, acesso ao sistema informatizado que possibilite a emissão de Documentos de Arrecadação Municipal (DAM) para recolhimento dos tributos. Enquanto o sistema não for disponibilizado, o MP-AP enviará à PMM, até o 5º dia útil do mês subsequente ao da realização das retenções, a relação com as informações para emissão do DAM e posterior recolhimento.

    O convênio terá vigência a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município de Macapá e no Diário Oficial do Ministério Público, até o dia 31 de dezembro de 2016.

    Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

    • Publicações1022
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-firma-convenio-com-a-prefeitura-de-macapa/112390413

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)